sábado, 14 de maio de 2011

Fantástico Mundo Magnético


A magnetita composta por Fe 3 e O 4, se caracteriza por ter dois tipos de Spins, pela sua forma Octaédrica e tetraédrica que lhe conferem um perfeito sistema cristalino.
A magnetita exerce um grande papel no equilíbrio eletromagnético do planeta.
Era usada nas antigas cabeças de gravação, na fitas cassetes, no armazenamento de informações, filmes finos, em trems balas, mais recentemente no tratamento e diagnóstico do câncer etc.
A magnetita também é encontrada em bacterias (magnetospirillum, magnetotacticum) e em cerebros de abellhas, de cupins, de alguns pássaros e em cérebros humanos. Acredita-se que os cristais de magnetitas estão ligados á magnetorecepção, no senso de polaridade ou inclinação do campo gravitacional da Terra.
Na área biomédica, a magnetita tem sido utilizada na nanotecnologia (ou nanobiotecnologia). Dadas as suas propriedades físicas e químicas esse óxido de ferro possui potencial para produzir avanços importantes no diagnóstico por imagem e terapêutica do câncer.
Isso explica como se norteiam os animais que migram tendo o polo magnético como referência. (veja neste blog postagem das baleias encalhadas).
Carregar consigo pares de magnetitas ajudam bastante no alívio de dores reumáticas e outras decorrentes de má circulação, coluna e juntas.
Em breve o Centro H Hilarion terá a sua disposição pares de Magnetitas.

Nenhum comentário: