sexta-feira, 6 de maio de 2011

Erva de São João pode levar você a fogueira


A explicação mais plausível que conheço a respeito do uso de vassouras pelas bruxas, é a de que elas usavam para disfarçar suas ervas em ramalhetes em torno de um cabo, pois se fossem identificadas como curandeiras (bruxas) eram condenadas pela Santa Igreja a serem cremadas na fogueira.

Esta semana fui ao meu fornecedor de chás comprar algumas ervas...Quando pedi pela Erva de São João, ele me informou que ela agora vinha com outro nome (disfarçada de vassoura) porque a venda de Hypericum Perforatum (erva de São Joaão) estaria proibida.
Até entendo que o uso indiscriminado de qualquer coisa deve ser controlado, mas em se tratando de uma erva de uso multissecular, e de propriedades conhecidíssimas, basta colocar o usuário a par de suas pequenas contra-indicações como segue no descritivo abaixo:

Hipérico
(Hypericum perforatum)



O principal constituinte ativo do Hipericum é a Hipericina, um derivado antraquinônico, aromático, polifenólico e polinuclear com propriedades germicidas, anti-inflamatória e antidepressivas. Contém outros derivados antraquinônicos como Isohipericina, Protohipericina. Possui também flavonóides, glicosídeos, biflavonóides, catequinas e taninos estes seriam responsáveis pelos efeitos do hipérico sobre a cicatrização de feridas.
Mecanismo de Ação
O Hipérico age como um inibidor da monoaminoxidase (MAO). Possui também efeito inibidor seletivo sobre a serotonina e pode inibir a catechol-O-metiltransferase, enzima capaz de inibir aminas biológicas.

VANTAGENS DO HIPÉRICO FRENTE A OUTROS ANTIDEPRESSIVOS

Não provoca boca seca, cansaço, alterações na líbido, demais alterações do sistema simpático e antissimpático,
Não provoca hipertensão, diminuição e retenção de urina como os tricíclicos.
OBS: Sugere-se cautela no uso de Hipericum em casos de depressão grave e pacientes hipertensos. O produto não deve ser usado por mulheres grávidas ou mesmo durante a gestação ou na amamentação.

INDICAÇÃO:
Distúrbios psicogênicos;
Depressão;
Distúrbios do sono;
Ansiedade;
Excitação nervosa;
Adstringente.

Nenhum comentário: