segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Barata a serviço da Humanidade.


Quando criança não dispúnhamos de Nikes de solado com três andares, então eram frequentes os acidentes com perfuração de solados atingindo os pés dos usuários de tênis...
Lembro de duas ocasiões em que tive meu pé perfurado por prego enferrujado e minha avó que morava conosco, que me criou junto com minha mãe, era a minha curandeira.
Ela mandava eu ir ao galinheiro atrás de uma barata viva...Lá ia eu intrépido caçador e apanhava a maior que eu achava.
Ela então acertava a coitada com uma paulada, transformando a barata em uma forma mais achatada ainda...mas já fazia isso com a barata envolta em um pedaço de pano.
Depois disso, imediatamente, colocava a barata com a compressa em cima do local perfurado pelo prego e eu ficava com aquele curativo durante 24 horas.
NUNCA tive infecção alguma em ferimentos, porque quando não era a barata, era o velho sabão em pedra que entrava em ação...
Você deve estar achando que estou de pegadinha contigo né???
Bem, leia atentamente a matéria sobre o que só agora Cientistas descobriram:

ANTIBIÓTICO SUPER PODEROSO

Sabe aquela barata nojenta em sua cozinha? O tecido cerebral e do sistema nervoso dela estão recheados de propriedades antibióticas poderosas. Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que o material é capaz de eliminar mais de 90% das bactérias Staphylococcus aureus, resistente à meticilina (conhecida como MRSA), e Escherichia coli, sem danificar células humanas.

A pesquisa, liderada pelo cientista Simon Lee, identificou mais de nove moléculas diferentes nos tecidos dos insetos que eram tóxicos às bactérias. Estas substâncias podem auxiliar no desenvolvimento de novos remédios e tratamentos contra infecções bacterianas resistentes a combates convencionais, também com efeitos colaterais reduzidos.

Lee disse ao site da universidade que não ficou surpreso com a descoberta. “Os insetos normalmente vivem em ambientes que não são higiênicos, onde devem encontrar muitos tipos diferentes de bactéria. É lógico que elas desenvolveram maneiras de se protegerem contra microorganismos”, afirmou.

A descoberta pode promover uma alternativa efetiva e barata no combate às bactérias poderosas, enquanto a indústria farmacêutica desenvolve cada vez menos antibióticos novos por falta de investimentos e encontra cada vez mais dificuldade para lucrar no combate de bactérias resistentes como a MRSA.

Nenhum comentário: